sábado, 5 de maio de 2012

A INGRATIDÃO

INGRATIDÃO

A ingratidão é um dos frutos mais diretos do egoísmo. Revolta sempre os corações honestos. Mas, a dos filhos para com os pais apresenta caráter ainda mais odioso. E, em particular, desse ponto de vista que a vamos considerar, para lhe analisar as causas e os efeitos. Também nesse caso, como em todos os outros, o Espiritismo projeta luz sobre um dos grandes problemas do coração humano.

A ingratidão dos filhos para com os pais não é fruto do acaso, mas conseqüências de dissensões e ódios em vidas anteriores, que devem ser superados na presente encarnação, pelo exercício do amor e do perdão, entre os membros da família terrena. Desprezar esta oportunidade significa transferir, para encarnações futuras, dificuldades que nesta poderiam ser superadas.


B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Uma vez que o espírito tomou a resolução de encarnar entre inimigos de vidas anteriores, torna -se- lhe fácil cumpri-la?

Nem sempre é fácil a tarefa. É penoso ao espírito observar aqueles que já lhe foram causa de padecimentos e ruínas. Muitos desistem da prova; outros, nos quais predomina a boa resolução, rogam a Deus e aos bons espíritos auxílio, para enfrentá-la e vencê-la.

Ao observar a quem odiou na Terra, o espírito fica conturbado, entre sentimentos opostos de vingança e perdão.

"Não há caridade sem perdão, nem com o coração tomado pelo ódio."

2 - Uma vez encarnado, que atitude poderá adotar o espírito, para com os familiares?

Seu procedimento dependerá da maior ou menor persistência em cumprir as resoluções tomadas antes de encarnar. Portanto, conforme prevaleçam ou não os bons propósitos, ele será amigo ou permanecerá inimigo daqueles entre os quais foi chamado a viver.

Para se aprender a causa de ódios e repulsões instintivas, manifestadas por certas crianças, sem nenhum motivo que os justifique naquela existência, torna-se necessário volver o olhar ao passado.

3 - Como devemos agir diante da ingratidão dos filhos?

Reconhecendo que não foi o acaso que nos tornou seus pais, nem os fez assim. Buscando todos os meios para superar essas dissensões na presente encarnação, através da educação, da orientação para o bem, do bom exemplo e, sobretudo, do amor.

"Não escorraceis, pois, a criancinha que repele sua mãe, nem a que vos paga com a ingratidão..."

"Mães" Abraçai o filho que vos dá desgostos e dizei, convosco mesmas: um de nós dois é culpado!"

Ensinai aos vossos filhos que eles estão na Terra para se aperfeiçoarem, amarem e bendizerem a Deus.

Muita paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário