O princípio da paixão tem por finalidade levar o homem ao bem, levar a grandes conquistas benéficas, impulsioná-lo a grandes realizações.
2 - Quando a paixão se torna negativa? Por que?
A paixão se tornar negativa quando dela abusa o homem; posto que quando o homem deixa de governar as paixões e passa a ser governado por ela , passa a abusar e exceder-se e aí reside sua forma negativa.
3 - Existe diferença entre o princípio da paixão e a paixão propriamente dita? Qual é a diferença? E Quais as consequências dela?
Sim, a paixão propriamente dita é o exagero de uma necessidade ou de um sentimento, está no excesso e não na causa. O princípio da paixão é impulsionador para as realizações. Enquanto que o princípio das paixões foi dado ao homem para o bem e para conduzí-lo a grandes coisas, a partir do seu abuso, seu excesso retira dele a capacidade de se conduzir conduzirá a grandes males.
4 - Quais as formas que podemos e devemos utilizar para combater a falta de direção quanto às paixões e às más tendências?
O Livro dos Espíritos nos orienta no sentido de que a oração é meio importante para o recebimento de ajuda , de auxílio para superar as paixões
e que a abnegação é o meio mais eficaz para se combater a predominância da natureza corpórea.
"Todo excesso no campo afetivo, a pretexto de amor, é simples posse, paixão disfarçada gerando desequilíbrio."(Irmão José)
Abraços com carinho no coração.
Muita paz
FELIZ DOMINGO
Nenhum comentário:
Postar um comentário