terça-feira, 30 de agosto de 2011

Perceba


Perceba que mais um dia começou e, que bom, ele é todo seu.
Perceba que você tem o tempo em suas mãos e, mesmo quando atolado em problemas, a vida espera que você tome as decisões para seguir em frente.
Perceba que se você ficar deitado, com medo da vida, com medo até do ar que respira, tudo ao seu redor vai parar.
Perceba que você é o capitão de um navio cuja rota e destino dependem de suas atitudes.
Perceba que culpar a situação, a crise e as pessoas é a nossa primeira reação de defesa quando sentimos que perdemos o comando do nosso navio, e que para retomar o timão é preciso coragem para assumir as próprias fraquezas, é preciso determinação para seguir na direção certa, determinada por você.
Perceba que a vida o presenteou com inúmeros recursos, como a inteligência e a capacidade de comunicação. Se você usufrui destes recursos, já tem tudo isso e ainda sabe que é um ser privilegiado, então não falta nada, só falta rumo e determinação.
Perceba que todas as pessoas possuem qualidades e defeitos. Sem respeitar o ser humano que luta ao seu lado por dias melhores, o seu navio encalha e atrapalha os outros que estão chegando.
Perceba que a felicidade talvez já não seja mais um porto distante, mas um ponto no horizonte.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Humildes de espiritos


A humildade é o ingrediente oculto sem o qual o pão da vida amarga invariavelmente na boca. Amealharás recursos amoedados a mancheias; entretanto, se não te dispões a usá-los, edificando o conforto e a alegria dos outros, na convicção de que todos os bens pertencem a Deus, em breve converter-te-ás em prisioneiro do ouro que amontoaste, erguido à feição de teu próprio cárcere.
Receberás precioso mandato de autoridade entre as criaturas terrestres; no entanto, se não procuras a inspiração do Senhor para distribuir os talentos da justa fraternidade, como quem está convencido de que todo o poder é de Deus, transformar-te-ás, pouco a pouco, no empreiteiro inconsciente da crueldade, por favoreceres a própria ilusão, buscando o incenso a ti mesmo na prática da injustiça.
Erguerás teu nome no pedestal da cultura; contudo, se não te inclinas à Sabedoria Divina, acendendo a luz em benefício de todos, como quem não ignora que toda inteligência é de Deus, depressa te arrojarás ao chavascal da mentira, angariando em teu prejuízo a embriaguez da vaidade e a introdução à loucura.
Lembra-te de que a Bondade Celeste colocou a humildade por base de todo o equilíbrio da natureza.
O sábio que honra a ciência ou o direito não prescinde da semente que lhe garante a benção da mesa.
O campo mais belo não dispensa o fio d'água que lhe fecunda as entranhas em dádivas de verdura.
E o próprio Sol, com toda a pompa de seu magnificente esplendor, embora fulcro de criação, converteria o mundo em pavoroso deserto não fosse a chuva singela que lhe ambienta no solo a força criadora.
Não desdenhes de servir, aprendendo com o Mestre Divino, que realizou o seu apostolado de amor entre a manjedoura desconhecida e a cruz da flagelação, e será contado entre aqueles para os quais Ele mesmo pronunciou as inesquecíveis palavras:
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque a eles mais facilmente se descerrarão as portas do Céu."

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Solidão


Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... isto é carência.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... isto é saudade. 
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe às vezes, para realinhar os pensamentos... isto é equilíbrio.
Tampouco é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente, para que revejamos a nossa vida... isto é um princípio da natureza.
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... isto é circunstância.
Solidão é muito mais que isto.
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão, pela nossa alma.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Espelho da vida


O que você acha de bom nos outros está também em você. Os defeitos que você acha nos outros são os seus defeitos também. Afinal, para reconhecer algo, você tem que conhecê-lo. As potencialidades que você vê nos outros são possíveis também para você. A beleza que você vê ao seu redor é sua beleza.

O mundo ao seu redor é um reflexo, um espelho que mostra quem você é. Para mudar seu mundo, você precisa mudar a si mesmo. Culpar e reclamar só tornará as coisas piores. As coisas com que você se importa são sua responsabilidade.

O que você vê nos outros lhe mostra você mesmo. Veja o melhor nos outros e você será uma pessoa melhor. Doe aos outros e estará doando a si mesmo. Aprecie a beleza, e você será belo. Admire a criatividade, e você será criativo. Ame, e você será amado. Procure compreender, e será compreendido. Ouça, e sua voz será ouvida. Ensine, e você aprenderá.

Mostre ao espelho sua melhor face, e você ficará feliz com o que ele vai lhe mostrar.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Diante da Lei


O espírito consciente, criado através dos milênios, nos domínios inferiores da natureza, chega à condição de humanidade, depois de haver pago os tributos que a evolução lhe reclama. 
À vista disso, é natural compreendas que o livre arbítrio estabelece determinada posição para cada alma, porquanto cada pessoa deve a si mesma a situação em que se coloca. 
Possuis o que deste. 
Granjearás o que vens dando. 
Conheces o que aprendeste. 
Saberás o que estudas. 
Encontraste o que buscavas. 
Acharás o que procuras. 
Obtiveste o que pediste. 
Alcançarás o que aspiras. 
És hoje o que fizeste contigo ontem. 
Serás amanhã o que fazes contigo hoje. 
Chegamos no dia claro da razão, simples e ignorantes, diante do aprimoramento e do progresso, mas com liberdade interior de escolher o próprio caminho. 
Todos temos, assim, na vontade a alavanca da vida, com infinitas possibilidades de mentalizar e realizar. 
O governo do Universo é a justiça que define, em toda parte, a responsabilidade de cada um. 
A glória do Universo é a sabedoria, expressando luz nas consciências. 
O sustento do Universo é o trabalho que situa cada inteligência no lugar que lhe compete 
A felicidade do Universo é o amor na forma do bem de todos. 
O Criador concede às criaturas, no espaço e no tempo, as experiências que desejem, para que se ajustem, por fim, às leis de bondade e equilíbrio que O manifestam. Eis por que permanecer na sombra ou na luz, na dor ou na alegria, no mal ou no bem, é ação espiritual que depende de nós.